Comenius Project

Comenius Project
Portugal

Saturday, May 22, 2010

Essay - "Sociedade de Consumo" - Portugal


Sociedade de Consumo

         Hoje em dia pode-se dizer que a nossa sociedade é moderna e bastante diversificada. Mas para estes dois conceitos de "modernice" e de diversidade existe um único ponto-chave, o CONSUMO!
         Este consumo é praticado por uma população que é insaciável, que quer sempre mais e mais, que quer sempre ser o melhor, com os melhores produtos que estão no mercado, mas que passado algum tempo “passam de validade”, e é aí que concluímos que somos uma verdadeira “manada” de pessoas fúteis.
         Vemos, diariamente no nosso quotidiano, a sede destas pessoas quando vamos ao centro comercial, às múltiplas lojas nas cidades, aos supermercados e, em qualquer parte do mundo, encontramos pessoas a saírem sempre de sacos na mão! Tudo se baseia num, “Eu quero”, “Eu gosto” e “Eu vou comprar”! Muitas vezes as pessoas compram só para dizerem que têm e que são as maiores e as melhores e nunca a chegam a usar esses objectos!
        Não será mesmo uma sociedade com um grau elevado de futilidade?! Sim, é claro que é! É uma doença grave, que nos atinge a todos nós, e sem cura, por mais que qualquer pessoa diga, “ Ai, eu não sou assim!" é “mentir com todos os dentes que tem na boca”. Todos nós pertencemos a esta “bola de neve” chamada consumo.
         Por isso não me cheguem cá com coisinhas do “eu não sou consumista”, pois é o pior erro que podem cometer, porque para os nossos erros não temos a mínima desculpa e, no fim, quando batemos com a nossa enorme cabeça, percebemos que foi um erro e que não existem desculpas e que existe apenas uma culpa, a nossa, da nossa enorme mentalidade consumista, sem regras nem condições, na qual compramos aquilo que podemos e até mesmo o que não podemos, criando sempre um enorme mar de dívidas da qual nunca sairemos sem ser em casos excepcionais.


Andreia Patrícia, 12ºH, nº15

No comments:

Post a Comment